quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Moção de Apoio - CARL - greve dos médicos contratados HCRP - AMAHC

Moção de Apoio - CARL

           
O Centro Acadêmico Rocha Lima (CARL), entidade representativa oficial dos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), vem, por meio desta, manifestar seu apoio ao movimento de greve e às reivindicações dos Médicos Assistentes do Hospital das Clínicas da FMRP - USP.

            Ao manifestar o apoio, consideramos e enfatizamos a legitimidade do movimento de greve por melhoria nas condições de trabalho e remuneração, seja por parte dos trabalhores em geral, seja, no nosso caso, por parte dos Médicos. Sempre nos recordamos que em poucos anos estaremos de outro lado, seremos assalariados. Cada um seguirá um caminho, mas todos enfrentarão as dificuldades da precarização e privatização dos Serviços de Saúde Públicos, além da exploração junto aos Planos de Saúde.

            Não concordamos e não aceitamos qualquer forma de coerção sobre a livre organização dos trabalhadores, direito constitucionalmente conquistado em séculos de luta. Principalmente se a coerção se faz de forma covarde, usando restrições salariais ou mesmo a grande mídia impressa e a TV, na tentativa de colocar a população contra os médicos, responsabilizando individualmente os mesmos por problemas estruturais de nossa sociedade e de nosso Serviço de Saúde. Problemas que levam a longas filas de espera por consultas especializadas, atrasos no diagnóstico, consultas curtas devido às agendas lotadas, uma atenção primária desestruturada, serviços de pronto-atendimentos caóticos, etc.

            A realidade do trabalho médico se expressa, nos dias de hoje, no fim dos concursos públicos para os serviços estatais e o estabelecimento dos processos seletivos, vínculos precários, bancos de horas, múltiplas jornadas e metas a cumprir. Um contraponto, todavia, parece que não surgirá sem a mobilização e as reivindicações.

            No caso dos Médicos Assistentes do HCFMRP-USP, a situação torna-se ainda mais delicada, já que além de estarem em atividades relacionadas diretamente com a assistência à Saúde, participam ativamente das atividades de Ensino, contribuindo de forma importantíssima na Formação Médica, principalmente nos estágios práticos. Os alunos desta faculdade, sobretudo internos e doutorandos, têm sentido os prejuízos nestes meses de impasse.

            Tendo em vista essa conjuntura e a tendência de agravo, reiteramos o apoio ao movimento dos Médicos Assistentes do HCFMRP-USP, além de cobrar o atendimento das reivindicações e o fim deste impasse. Entendemos que esta é uma luta dos estudantes e da sociedade, na construção de um Sistema de Saúde Público, Universal, Gratuito e de Qualidade, em todos os níveis de Assistência.

Ribeirão Preto, 20 de setembro de 2011.

Centro Acadêmico Rocha Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário